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DICAS DE VIAGEM

- As informações sobre passagens podem ser solicitadas em nossos canais de atendimento ou em nossas agências credenciadas:

0300 644 2071
0800 51 6465
www.lopestur.com.br
Agências Credenciadas

- Ao comprar uma passagem, solicite auxilio do representante para sanar dúvidas referente ao Billhete como Destino, Data, Horário de Embarque, Box e Nº da poltrona.

- Você pode comprar suas passagens pelos canais listados abaixo:

Site Oficial: www.lopestur.com.br
CallCenter: 0300 644 2071
Agências Credenciadas
Site Parceiro: www.guichêvirtual.com.br 

Conforme previsto na Legislação ANTT Resolução 4.282 de 17/03/2014 

- Troca ou Remarcação de Passagens

Pode ser realizada até 3hs antes da partida do veículo podendo ser alterada a Origem e Destino, Data/Hora ou até poltrona sem custos adicionais.
Após este período, não é possível mais realizar a troca, apenas a reativação do bilhete sob penalidade de Taxa compensatório de 20% sobre o valor da tarifa.

- Cancelamento de Passagens

Pode ser realizado até 3hs antes da partida do veículo, onde é reembolsado o valor de 95% do valor pago pela passagem onde 5% deste valor é retido pela empresa sob pena de Taxa compensatória.
Após o prazo descrito, não é possível solicitar a devolução da passagem, apenas a reativação.

Embarques e Desembarques

- Chegue ao terminal rodoviário com no mínimo 30 minutos antes do horário de partida do seu ônibus.

- Para embarque em viagens interestaduais, apresente algum dos documentos da lista abaixo, original ou cópia autenticada em cartório, independentemente da respectiva validade, desde que seja possível a identificação do passageiro:

    • Carteira de Identidade (RG) emitida por órgãos de Identificação dos Estados ou do Distrito Federal.
    • Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia e fé pública em todo território nacional.
    • Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército.
    • Registro de Identificação Civil (RIC) na forma do Decreto nº 7.166, de 5 de maio de 2010.
    • Carteira de Trabalho.
    • Passaporte Brasileiro.
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo território nacional.
    • Boletim de ocorrência, em caso de extravio, furto ou roubo (desde que emitido há menos de trinta dias).

Paradas no Percurso

- Durante o trajeto de sua viajem, realizamos paradas programadas em Pontos de Apoio e de Refeição Credenciados da empresa, frequentemente estamos verificando se os serviços que nossos colaboradores e credenciados estão prestando está de acordo com as normas da empresa e satisfazendo nossos clientes.
Em caso de desconforto em algum destes locais, pedimos que seja nos contatado pelo nosso serviço de SAC para que possamos ainda mais melhoras os serviços prestados.

Poltronas

- Em nossa empresa, trabalhamos para oferecer o melhor conforto para sua viagem, por este motivo toda a frota da empresa possui padrão de distribuição de poltronas de Classe Executiva, tornando sua experiência ainda mais agradável.

Proibido Fumar

- De acordo com a Lei nº 7.813, de 21 de setembro de 1983, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, é vedado o uso de fumo nos veículos de transporte intermunicipal de passageiros.

- A Portaria nº 10, de 30 de dezembro de l999, proíbe o uso de cigarros, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em veículos de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. A inobservância sujeita o usuário de produtos fumígenos ao desembarque, conforme o que estabelece o Decreto nº 2591/98. 

Gratuidade para crianças menores de 6 anos

- É direito do usuário transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos, desde que não ocupe poltrona e sejam observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores (ver Resolução nº 4.282/2014).

 

Menores de 0 a 16 anos incompletos

Para embarque em viagens nacionais, deverá ser apresentado a carteira de identidade, passaporte ou certidão de nascimento da criança (original ou cópia autenticada em cartório).
A partir dos 12 anos deve obrigatóriamente apresentar documento com foto no ato do embarque.

Confira AQUI o artigo 83 da Lei n.º 8.069/90.

Nenhuma criança poderá viajar desacompanhada dos pais ou responsável para fora da comarca onde reside, sem expressa autorização judicial. A autorização não será exigida quando:

  • Tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana.
  • A criança estiver acompanhada:
    • de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco.
    • de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

A comprovação de parentesco deverá ser feita mediante apresentação da certidão de nascimento original (ou de cópia autenticada). A cópia não autenticada somente terá validade se apresentada juntamente com o documento original (art. 5º do Decreto nº 83.936/1979).

Adolecentes entre 16 e 18 anos incompletos

Para embarque em viagens nacionais, deverá ser apresentado algum dos documentos da lista abaixo. É livre, em linhas nacionais, o trânsito de menores nessa faixa etária, ainda que desacompanhados. 

Lista de documentos válidos para embarque:

    • Carteira de Identidade (RG) emitida por órgãos de Identificação dos Estados ou do Distrito Federal. 
    • Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia e fé pública em todo território nacional. 
    • Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército. 
    • Registro de Identificação Civil (RIC) na forma do Decreto nº 7.166, de 5 de maio de 2010. 
    • Carteira de Trabalho. 
    • Passaporte Brasileiro. 
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo território nacional. 
    • Boletim de ocorrência, em caso de extravio, furto ou roubo (desde que emitido há menos de trinta dias).

Ao comprar a passagem já está incluído o transporte gratuito de volumes no bagageiro e também no porta-pacotes, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensões:

Bagageiro: 30kg de peso total, o que equivale, por exemplo, a 3 bagagens.

Porta-Embrulhos5kg de peso total, com dimensões que se adaptem ao porta-pacotes e não comprometam o conforto, a segurança e a higiene dos demais passageiros. Excedida a gratuidade acima descrita, haverá cobrança pelo excesso de bagagem. 

É Importante verificar que:

  • É vedado o transporte de materiais considerados perigosos como, por exemplo, explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, inflamáveis, etc.
  • Para sua maior segurança, sugerimos que a bagagem receba uma identificação (interna ou externa) contendo seus dados pessoais. Deste modo, será mais fácil devolvê-la em caso de extravio ou de esquecimento.
  • Para evitar transtornos na chegada, cuide da sua etiqueta de bagagem.
  • Tenha na bagagem de mão algum agasalho para uma possível mudança de temperatura durante a viagem.
  • Nos pontos de apoio (paradas), procure manter objetos pessoais, documentos e dinheiro em sua posse. Em alguns destes pontos é difícil controlar o fluxo de pessoas estranhas nas plataformas.

O transporte de animais é permitido, desde que de acordo com as disposições legais e regulamentares.

Devem ser seguidas as seguintes determinações:

    • Aos proprietários de animais domésticos de pequeno porte fica assegurado o direito de transporte dos animais nas linhas interestaduais regulares.
    • Para os efeitos desta Lei, são considerados animais domésticos os cães e gatos de até 8kg (oito). 
    • O transporte de cada animal pode ser realizado sem custo de 2 formas:
      • No Bagageiro, em compartimento designado a este tipo de transporte;
      • No Salão, acomodado nos pés do proprietário do animal;
    • No embarque, deve ser apresentado o atestado médico veterinário declarando boa condição de saúde do animal com validade de até 10 dias.
    • O animal deve estar em dia com a vacinação, conforme caderneta própria.
    • O animal deverá ser acondicionado em caixa de transporte apropriada ou similar durante a sua permanência no veículo, devendo ser transportado em local definido pela empresa e que lhe ofereça condições de proteção e conforto. Na Lopestur, é permitido os animais serem transportados na cabine de passageiros, restrito ao espaço da poltrona do proprietário.
    • O animal deve, obrigatoriamente, estar sedado durante a viagem.
    • O animal deve estar devidamente higienizado.
    • O animal deve ser transportado de modo a não causar desconforto ou transtorno para outros usuários.
    • Nas paradas feitas durante a viagem, o responsável deve estar atento à situação do animal (água e alimentação, etc.).
    • A Lopestur, em nenhuma hipótese, se responsabilizará pelo estado do animal.
    • O não cumprimento de qualquer dispositivo deste regulamento acarretará a recusa, pela transportadora, de embarque e transporte do animal. 
    • A Lopestur não transporta animais silvestres.

Conheça os tipos de gratuidades disponíveis nas viagens convencionais da Lopestur

Idosos

Pessoas com mais de 60 anos (com renda mensal de até dois salários mínimos, apresentando documento de identidade e comprovante de renda) têm gratuidade na classe convencional. Os veículos dispõem de duas poltronas com 100% de gratuidade, e caso elas já tenham sido ocupadas, o passageiro pode comprar bilhete com 50% de desconto enquanto houver poltronas disponiveis.

Passe Livre

Pessoas com Deficiência que vivam em família com renda de até um salário mínimo têm direito à gratuidade. Para isso é necessário que seja apresentada no ato da compra a carteira de identificação do Passe Livre, podendo até receber o benefício o acompanhante desde que descrito na Identificação do requerente a necessidade.

Para maiores informações sobre gratuidades acesse www.antt gov.br

Identidade Jovem

Jovem com idade entre 15 e 29 anos que possuirem cadastro no ID Jovem, tem disponibilidade de 2 vagas com 100% de desconto, estando estas preenchidas há mais 2 vagas com 50% de desconto. 

Para maiores informações sobre o ID Jovem, acesse www.idjovem.juventude.gov.br

Os ítens ou bagagens pessoais esquecidos pelos passageiros nos ônibus da Lopestur são entregues na matriz da empresa, identificadas as características, em qual veículo foi encontrado, de qual linha e horário e posteriormente armazenados na SALA DE ACHADOS E PERDIDOS.

Para recuperar seus objetos, entre em contato com o SAC, que fará a localização do objeto e encaminhará a sua devolução.

Fique atento aos prazos de permanência dos Achados e Perdidos na empresa:

    • Pertences como travesseiros, óculos, brinquedos e livros, entre outros, ficam à disposição dos clientes durante 30 dias. Terminado o prazo, os objetos são doados a entidades sociais.
    • Bagagens não retiradas permanecem nos Achados e Perdidos por 60 dias. Depois, seu conteúdo também é doado a entidades sociais.
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